Compras online. Você tem medo?

Você tem medo de fazer compras online?  Eu não.

Adoro poder fazer compras sem sair de casa!

Fico extasiada com a possibilidade de ler sobre um produto e poder comprá-lo em menos de 5 minutos, sem sair de casa, enfrentar engarrafamento ou aguentar um vendedor ou atendente de telemarketing querendo me vender outras coisas.

Duro é aguardar o produto chegar em casa!

E as promoções, então? Passagens aéreas com descontos, clubes de compra coletiva com ofertas super-atrativas. É difícil resistir.

Mas antes de se render a qualquer propaganda é preciso muita cautela para não ceder ao impulso antes de verificar algumas coisinhas.

Aí vão algumas dicas sobre os cuidados que se deve tomar antes de se aventurar pelo maravilhoso mundo das compras online.

Mesmo quem é comprador experiente deve sempre tê-las em mente. Uma vez eu me deixei levar por uma indicação, não segui as regras e tive a maior dor de cabeça para conseguir receber o que comprei. Mas essa é outra história.

Confiabilidade

O site é confiável? Você conhece outras pessoas que já compraram lá e tiveram uma boa experiência?

Se não conhece, faça uma busca nos sites de defesa ao consumidor. Veja a quantidade e a qualidade das reclamações e, principalmente, o tempo de resposta e resolução. Problemas todos têm. O que faz a diferença é como a empresa lida com eles.

Se você ainda não ouviu falar nos sites de defesa ao consumidor, dê uma checada neste artigo aqui no blog.

Segurança

Todo site de compras tem que ser protegido.

Procure pelo cadeado no browser.  Ele pode aparecer em locais diferentes, dependendo do browser e da versão que você utiliza. Normalmente, fica na barra de endereços.

O cadeado indica que a conexão é protegida, ou seja, hackers não poderão ver os dados de cartão de crédito que você informar. Se você não achar o cadeado, veja se antes do endereço da página aparece https://. O padrão de todas as páginas é http e o “s” é de seguro.

Normalmente, essa conexão protegida é utilizada apenas quando você vai efetivar a compra. Os sites não a usam em todas as páginas porque como ela criptografa todo o conteúdo, a velocidade de carregamento das páginas diminui um pouco.

Se você não viu o cadeado logo na primeira página, não vá embora ainda. Mas se ele ainda não aparecer quando você clicar no botão “Fechar Compra” ou similar, fuja! O risco não vale a pena.

Política de Entrega e Trocas

Outra recomendação importante para sites que você ainda não experimentou. Procure a página sobre a política de entregas e trocas e leia com atenção.
Se o site não divulga essas políticas, não perca seu tempo. Caso você não receba o produto no prazo prometido, só vai arranjar dor de cabeça.

Formas de Contato (Fale Conosco)

Procure  as formas de contato. Alguns só divulgam um número de telefone, muitas vezes em uma cidade diferente da sua.
Outros fornecem emails, um formulário, chat online.
É provável que você não vá precisar de nada disso. Mas é bom saber quais são as suas opções caso ocorra algum problema. E mesmo que o site tenha várias formas de contato, não é garantia de que eles estarão do outro lado para lhe atender. A primeira regra é Confiabilidade.

Cartões de Crédito

Se você nunca fez compras online ou, de repente, fez uma compra com um valor mais alto do que o seu padrão de consumo, é provável que a operadora do seu cartão de crédito entre em contato para confirmar se foi você mesmo que efetuou a compra. É um incômodo mas também é uma proteção. Eles não pedem senhas. Fazem perguntas como datas de nascimento, local onde fez compras nos últimos meses, se tem cartões adicionais, etc. São perguntas que quem roubou ou clonou um cartão não saberia responder.

Se você não se sente confortável fazendo compras online com cartão de crédito, não tem problema. A maioria oferece a opção de pagamento por boleto. A entrega vai demorar um pouco mais porque eles têm que aguardar a confirmação do banco. Mas se você se sente mais seguro dessa forma, vá em frente.

Mais uma última dica sobre cartões de crédito. Alguns sites oferecem a possibilidade de armazenar o seu número de cartão de crédito para que você não tenha que informá-lo nas próximas compras. Só faça isso se você confiar MUITO no site. Não é uma questão de que eles vão utilizar seu cartão indevidamente. Mas se a segurança deles não for 100%, um hacker pode roubar os números de cartão. Eu prefiro não correr esse risco e gastar um minuto a mais digitando o meu número de cartão.

Ainda sobre Entregas

Preste atenção ao cadastrar o endereço de entrega. Um dígito errado e sua mercadoria pode não chegar.
Dependendo do site, você pode optar pelo meio de entrega. Alguns fornecem um número de rastreamento. Com ele você pode acompanhar na internet onde está a sua mercadoria. Até os Correios têm esse tipo de consulta mas, ultimamente ela não é mais tão confiável. Já tive vários casos onde a mercadoria já tinha sido entregue e no site dos Correios constava que ela ainda estava em trânsito.

Clubes de Compra Coletiva

Nos últimos tempos surgiram uma série de clubes de compras coletivas. Você já deve ter ouvido falar neles. Peixe Urbano, Groupon, Clickon e vários outros menos famosos.
As promoções são quase sempre muito atrativas, mas é importantíssimo ler todas as regras, prazo de validade, estabelecimento que está fazendo a oferta (vide Confiabilidade), etc.
Além disso, não se deixe levar pelo tamanho do desconto que eles oferecem. Já houve casos em que o valor real do produto era bem menor do que eles publicavam, portanto a promoção não era tão boa assim.

Finalmente

Se você é novato em compras online, não se deixe empolgar pela facilidade com que  você pode colocar produtos no carrinho e as vantagens de parcelamento que o site oferece. Veja se você realmente precisa ou quer tudo que está comprando e se a compra cabe no seu orçamento.

Se você tem dúvidas sobre outros assuntos que não abordamos ou alguma dica a mais, fique à vontade para utilizar a seção de comentários.

Anúncios

Dê sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s