A Indignada do Facebook

Parece título de episódio da serie “As Brasileiras” da Rede Globo mas não é. Mas poderia ser. 

Se você está no Facebook com certeza deve ter alguma amiga assim. Ou amigo. A indignação não escolhe sexo.

A pessoa vive protestando contra ou a favor de alguma causa.

A especialidade da minha amiga é a proteção aos animais.

Todo dia ela posta inúmeras mensagens e fotos de animais abandonados, animais perdidos, animais para doação e animais maltratados.

Várias pessoas já lhe disseram que não agüentam mais ver essas fotos. Não é porque não se sensibilizem mas não querem entrar no Facebook depois de um dia de trabalho e tomar sustos vendo aquelas fotos horriveis. Para elas o Facebook é diversão, relaxamento, troca de amenidades.

Eu, pessoalmente, utilizei o recurso que o Facebook me oferece e pedi para ocultar os posts dessa amiga do meu mural.

Por outro lado, tenho vários outros amigos que protestam a respeito de vários assuntos, inclusive  os direitos dos animais. Mas eles não me incomodam. E não é por causa das fotos.   Ê a quantidade. A intensidade. A forma.

Essa minha amiga compartilha dez fotos em sequência, com mensagens em letras maiúsculas e abundância de pontos de exclamação.

Por mais que eu possa concordar com ela chega uma hora que incomoda. Quero ver outra coisa no meu mural!

Com certeza ela tem o direito à opinião dela.  E a causa é válida. Mas só postar mensagens no Facebook não ajuda. E também  não adianta ficar gritando no ouvido virtual de gente que não está interessada no assunto.

Tudo o que ela  consegue com a sua indignação é afastar os amigos. Sabe-se lá quantos não tiveram a mesma atitude que eu e mandaram  o Facebook esconder seus posts. E quantos outros não foram mais radicais e a excluíram de vez?

Minha sugestão é que se a pessoa é tão apaixonada ou indignada por um tema, que crie um blog, uma página ou grupo no Facebook que reuna pessoas interessadas no mesmo tema e que possam contribuir para que  toda essa indignação se transforme em ação positiva.

Se vocês concordam comigo e têm algum amigo assim passem a sugestão adiante. O nosso mural agradece!

2 comentários Adicione o seu

  1. Hamilton disse:

    Tristemente bloqueei os posts de uma amiga justamente por não aguentar mais a situação descrita acima – todos os cães e gatos são merecedores de carinho e proteção, porém uma coisa muito me intriga nessa minha amiga. Nunca vi um único post em defesa das crianças abandonadas, maltratadas e que vivem em situações piores que os animais que ela tanto defende. A verdade é que as pessoas abraçam uma ” causa ” e esquecem do resto do mundo e dai perdem a noção de que existem espaços adequados para cada situação. FB pra mim é um espaço de alegria, reencontros, novidades e preenche-lo com lamúrias torna o remetente um mala sem alça e de rodinha quebrada – PS: Igualmente já bloquei o copiadores de citações que se sentem inteligentes demais por copiarem frases que já li mil vezes… S.O.S

Dê sua opinião

