Hoje o assunto é e-mail! E é importante!

Você já enviou um e-mail para a pessoa errada?

E para a empresa inteira por engano?

Hoje em dia já estamos mais acostumados com o e-mail do que nos primeiros tempos. Aprendemos a tomar cuidado ao enviar ou responder e-mails com conteúdo mais sensível.
Mas sempre tem aquele momento da pressa, das dez janelas abertas, o celular pipocando e as vezes, clicamos em enviar sem pensar duas vezes.

E o famoso “Responder a todos” ou “Reply All”. Quem já não recebeu um email que tinha várias pessoas copiadas e respondeu para todas achando que estava respondendo apenas para o remetente?

Quem já não passou uma situação desconfortável ou até mesmo um vexame por causa do e-mail, que levante a mão.

Mas se você acha que aqui não tem nada de novo para você, não vá embora porque a parte a seguir é fresquinha.

Agora temos também o Facebook como ferramenta de e-mail. Na verdade, já tínhamos antes. Já faz tempo que podemos responder mensagens e comentários que recebemos por e-mail. As mensagens vão para o inbox do remente e os comentários são publicados no mural. Até aí nada demais.

Mas na semana passada o Facebook resolveu criar um endereço de e-mail novinho para todos os usuários e divulgá-lo na nossa linha do tempo. Isso significa que quem conhecer o seu endereço @facebook.com poderá enviar mensagens para você que irão parar na sua caixa de mensagens (ou inbox).

Por sorte eles também nos deixaram uma opção, então se você não tem interesse em divulgar esse endereço corra lá no seu perfil e mande ocultar. A explicação vem a seguir.

Mesmo que a informação só esteja disponível para os seus amigos, sabe como é e-mail, não é? A gente nunca sabe por onde ele anda e de repente começa a receber dezenas de mensagens de spam. A maioria dos servidores de e-mail já está preparada para separar o lixo das mensagens de verdade. Mas quem disse que o Facebook está?

Além disso, as mensagens que recebemos até agora no Facebook são quase sempre apenas dos nossos amigos. Se entramos na página e vemos um número vermelho em cima das mensagens vamos direto lá checar o que tem de novo. Se começarmos a receber um monte de outras mensagens como vamos filtrar aquelas que realmente nos interessam? O Facebook ainda não está preparado para isso também.

E mais uma coisinha a respeito de e-mails e Facebook.
Se você tem o hábito receber notificações do Facebook por e-mail e respondê-las, tome cuidado ao responder as mensagens de um grupo.
O remetente da mensagem aparece como sendo um amigo. Mas no assunto da mensagem aparece o nome do grupo entre colchetes, assim [nome do grupo].

Se você estiver distraído e não perceber que a mensagem é do grupo e responder para o seu amigo mencionando algum assunto pessoal, todos os membros do grupo verão a sua resposta.

E se você está aí pensando com os seus botões que isso é ridículo, que nunca poderia acontecer, já aconteceu com uma amiga minha, pouco experiente em assuntos de Facebook.

Portanto, se você tem amigos que estão se iniciando no Facebook passe essa dica para eles também.

Algumas dicas de segurança relacionadas ao e-mail:
1. Não clique em links de mensagens enviadas por pessoas que você não conhece. Nunca. Nunca, mesmo. Eles podem instalar vírus, spywares ou qualquer software indesejado no seu computador sem que você perceba.

2. Se você receber um e-mail de um banco ou instituição financeira da qual você não é cliente ou até mesmo de um órgão governamental, provavelmente é furada. Não abra. Mande direto para o lixo. E se não resistiu e abriu, não clique em nenhum link! Sério, não clique! 

3. Se você receber uma mensagem do seu banco ou instituição financeira com um link que leva à página do mesmo, não clique. E se clicou sem pensar, não digite seus dados de conta e senha. Normalmente, os bancos não enviam e-mails com links mas não conheço todos, obviamente. Se for necessário, abra a página do seu banco em outra janela, com o endereço que você está acostumado e daí prossiga.

4. Se você encaminhar um e-mail para outra pessoa, apague os dados de quem enviou a não ser que sejam todos conhecidos. Não é legal divulgar o endereço de e-mail dos seus amigos para outras pessoas a não ser que alguém tenha solicitado e o amigo tenha concordado.

5. Se uma mensagem  lhe parecer estranha, mesmo sendo de um conhecido, verifique por outras formas (telefone, outra mensagem de e-mail) se ele realmente a enviou. Pode ser que tenham invadido a conta dele. Não responda e não encaminhe. E não clique em nenhum link. E se tiver anexos, não abra enquanto não verificar a procedência.

6. Só abra arquivos anexos enviados por pessoas conhecidas, e olhe lá! Veja a dica 5 e pense se vale a pena correr o risco.

7. Se você receber uma mensagem com propaganda indesejada e uma mensagem pedindo para você clicar em algum lugar para não receber mais mensagens daquele tipo, não clique. É uma forma que o remetente utiliza para verificar que o seu endereço é verdadeiro e a partir daí você vai receber muito mais mensagens. Ao invés disso, utilize o recurso do seu software de e-mail para marcar a mensagem como spam.

8. Sempre verifique o remetente da mensagem. O nome pode ser conhecido mas o endereço pode ser falso. Isso depende do seu software de e-mail mas, normalmente, na página de lista,  passando o mouse por cima do nome é possível ver o endereço do remetente.

E tenha sempre um bom anti-virus atualizado!

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Lilian disse:

    muito bom… de forma simples e objetiva vc conseguiu orientar 100% obrigada pelas dicas!

Dê sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s