Porque comprar um smartphone?

No outro dia um amigo comentou que suas filhas, felizes usuárias de iPhones, viviam reclamando que ele ainda não tinha comprado um para ele.
Na sua opinião, o celular básico servia perfeitamente para as suas necessidades de comunicação e não via motivo para gastar uma grana comprando um smartphone.

Respondi a ele que antes de me tornar proprietária de um, eu também não via a menor necessidade. Comprei por motivos profissionais, porque queria aprender a usar e entender porque ele era objeto de desejo de tantos.

E agora, não vivo sem ele.

Antes de continuar, uma breve explicação sobre o que é um smartphone, ou traduzindo ao pé da letra, um telefone inteligente.

É um telefone que além de servir para falar, mandar mensagens de texto, e funcionar como despertador para alguns é praticamente  um computador móvel conectado à internet; sempre que a sua operadora permitir (quando o sinal 3G estiver disponível).

Para que ele funcione na sua plenitude você precisa contratar um pacote de dados da sua operadora de celular, caso contrário, ele será apenas um celular básico incrivelmente caro.

Existem vários tipos de aparelhos e você, provavelmente, já ouviu falar neles, como iPhone, BlackBerry e vários modelos da Samsung, Motorola e outros fabricantes que utilizam o Android da Google ou Nokia que adotou o Windows.
A disputa pelo mercado é mais acirrada entre o iPhone e os modelos que usam o Android.
Estou mencionando essas marcas apenas para você se situar mas não vou fazer campanha para um ou outro porque não é o objetivo desse artigo.

Voltando agora ao motivo pelo qual não vivo sem o meu smartphone.

Como ele é quase um computador, você pode instalar vários aplicativos para diversas finalidades, que você “compra” nas lojas correspondentes de cada aparelho. Muitos desses aplicativos são gratuitos, e a instalação é bastante simples, portanto é fácil encher rapidamente o seu smartphone e passar a descobrir novas utilidades para ele.

Vou dar alguns exemplos:

Não preciso mais do computador para ler e responder e-mails, acessar redes sociais, ver páginas na internet, assistir vídeos no Youtube.

Se estou num restaurante com as amigas posso tirar uma foto e mandá-la direto para o Facebook, Twitter ou Instagram. Você provavelmente já viu um monte de gente fazendo isso. Não é exatamente útil, mas é divertido.

Por falar em fotos, guardo as minhas no DropBox, além de documentos e outros arquivos e posso acessá-los de onde eu estiver. Lembra quando as pessoas andavam com aqueles pequenos álbuns para mostrar fotos dos filhos e netos ou das viagens? Não precisa mais.

Se quero saber o caminho para determinado lugar o aplicativo de Mapas me dá a rota exata a partir de onde eu estiver e as vezes com mais de uma opção de trajeto.

O aplicativo de Agenda é sincronizado com o meu computador, por isso posso consultá-la a qualquer momento e marcar novos compromissos de onde eu estiver.

O aplicativo da Wikipedia me permite fazer qualquer consulta que eu precisar.

O aplicativo do Google Translate me ajuda com as traduções e se não for suficiente, existem vários aplicativos de dicionários disponíveis e gratuitos.

Com o Evernote eu posso escrever esse texto no metrô, no ônibus, no Starbucks ou aguardando a consulta no consultório médico, e ele estará automaticamente gravado também no meu computador em casa.

E se eu quiser publicar o texto enquanto ainda estou longe do meu computador tenho o aplicativo do WordPress  para isso, onde também posso responder comentários e consultar em tempo real quais os meus artigos mais lidos, por exemplo.

Com o FlipBoard eu posso acompanhar as notícias e os blogs que assino e se quiser marcar algum artigo para ler mais tarde no computador, uso o Pocket para guardá-lo para mim.

Com Whatsapp eu posso trocar mensagens com meus amigos sem precisar pagar por mensagens de texto.

Com o Skype ou Viber eu posso falar com os amigos sem pagar por ligações e com a vantagem de poder vê-los o que é bem mais interessante do que apenas falar pelo telefone.

Com o Kindle, posso ler livros no meu smartphone. Antes de tê-lo eu achava que seria impossível ler um livro inteiro no celular. Fiquei surpresa com a legibilidade e os recursos disponíveis como marcar páginas, destacar trechos e pesquisar definição de alguns termos.

Com aplicativos como FourSquare eu posso pesquisar restaurantes e outros estabelecimentos próximos de onde eu estiver e ler resenhas de outros usuários, inserir as minhas próprias opiniões sobre os lugares e e divulgá-las através do Twitter ou do Facebook.

Com o aplicativo do Ingresso eu posso checar o horário de um filme e até mesmo comprar o ingresso (ainda não experimentei essa parte).

Quando estou viajando posso utilizar os aplicativos do TripAdvisor e Lonely Planet e vários outros para consultar lugares para visitar e resenhas, e o Booking.com para fazer ou alterar a reserva dos hotéis.

Com um dos vários aplicativos existentes eu transformo o meu celular em uma potente lanterna que pode me ser útil quando eu menos esperar.

Todos os aplicativos que mencionei são gratuitos.

E posso fazer tudo isso enquanto estou longe do computador, dentro ou fora de casa.  Desde que a minha operadora de celular funcione adequadamente ou exista uma conexão wifi disponível.

E ainda nem falei dos jogos para aqueles que gostam. Angry Birds, Draw Something, Song Pop são alguns dos mais famosos no momento.

E além de todos os aplicativos (ou apps) que mencionei, existe uma infinidade de outros, de acordo com o gosto do fregues.

E quando a gente se acostuma a ter tudo na ponta dos dedos a qualquer momento, é difícil pensar em voltar a usar um celular básico como o do meu amigo.

E se depois de ler este artigo você está pensando que talvez seria interessante comprar um, a minha única sugestão é que compre um bom aparelho. Um smartphone mesmo que não seja top de linha, não é barato. Mas se não for um bom aparelho não vai funcionar a contento e você vai ficar achando que gastou um dinheirão à toa.

Portanto, pesquise, pergunte para os amigos que já tem e não caia em promoção furada. A cada ano saem modelos novos e os mais antigos e menos evoluídos entram em promoção. Quem não conhece acha que está fazendo uma ótima compra mas pode não ser bem assim.

E não menos importante, a sua operadora precisa colaborar prestando um ótimo serviço de conexão.  A minha não anda lá essas coisas. E as outras não são muito melhores.

Não faz muito tempo li uma notícia de que a ativação de smartphones aqui no Brasil aumentou  mais de 100% em um ano. Provavelmente, as operadoras ainda não conseguiram adequar a infraestrutura para absorver essa demanda.

Mesmo assim, continuo não abrindo mão do meu smartphone! E você?

4 comentários Adicione o seu

  1. Rosalie disse:

    Ainda acho meio complicado para mim, mas quem sabe me animo!!!

  2. hamilton disse:

    Sou um dos dinossaurofones que resistem aderir aos smartphones. Compreendi tudo que foi descrito e avaliarei a real importância de todos esses benefícios para mim. Sei que a princípio pareço um velho teimoso e reticente quanto a evolução tecnológica, a questão é de cunho prático. Na minha casa disponho de equipamento com sobras para minhas necessidades, no trabalho não sobra mas também não falta – é adequado. Quanto tempo gasto no trajeto quando efetivamente estou Off Line ? Posso viver 40 minutos sem ter acesso ?.. Meu celular é o menor e mais barato do mercado, me atende bem e nem o ladrão quer ele. conclusão: No que depender de mim, por enquanto lugar de smartphone e em vitrine de loja.

  3. Luiz disse:

    Muito bom, este artigo me ajudou a refletir sobre os benefícios destes celulares inteligentes. Assim posso ter um ideia mais precisa sobre relação custo versus benefícios (câmera, agenda, celular, calculadora etc.)

  4. Duda Silva disse:

    Smartphone para uso profissional é útil mas para ficar gastando tempo com bobagens, não tem serventia. Tenho um bem fraquinho que me atende em assuntos profissionais. Pensei em comprar um melhor mas a onda de assaltos é grande na minha cidade e isso fica pra outra geração.

    No mais, não permita que o telefone inteligente te deixe um burro preguiçoso e escravize a tua vida.

    Fique esperto!!!

Dê sua opinião

