Telemarketing. Quando eles vão aprender?

Na segunda-feira à tarde meu telefone fixo tocou.

Hoje em dia é estranho ouvir ele tocar porque quase todo mundo me liga no celular ou se comunica por e-mail, Facebook ou mensagens de texto.

Quando ligam no telefone fixo, normalmente é alguma empresa me oferecendo cartão de crédito, conta em banco ou qualquer outra coisa que não quero comprar.

Atendi o telefone e, era uma gravação de uma empresa de telecomunicações me oferecendo…. plaft!!! Desliguei o telefone!

Fiquei indignada! Se já é incômodo receber ligações de operadores de telemarketing oferecendo coisas que não temos interesse, imaginem agora que resolveram substituir os humanos por gravações!

Para extravasar minha indignação resolvi postar o ocorrido no Facebook e logo vários amigos compartilharam suas experiências e opiniões em relação a essas campanhas de marketing e outras abordagens não menos importunas. Consenso geral: tudo o que conseguem é irritar as pessoas.

E se todos se irritam, porque eles continuam fazendo da mesma forma ou pior? Qual será a taxa de conversão de ligações em compras ou contratação de serviços que faz com que eles continuem aborrecendo a maioria da população?

Não faz muito tempo assisti a um ótimo filme, “O Exótico Hotel Marigold“. Havia uma cena em que uma senhora inglesa tentava ensinar operadores de um centro de telemarketing na India como engajar melhor o cliente, escutando o que ele tem a dizer e não simplesmente lendo um script pre-determinado.  Para aqueles que não sabem, a India é famosa por prestar serviços de telemarketing para países de lingua inglesa.

Ou seja, essa questão do nosso aborrecimento com o telemarketing não é exclusiva do Brasil. Aborrece meio mundo, a outra metade faz piadas sobre isso e continuamos tendo que aturar.

Se você entende ingles, assista a esse video de um pedacinho de um episódio de Seinfeld sobre o assunto.

Se você não entende inglês, não tem problema. A piada é assim:

O telefone toca na casa do Seinfeld.
Operador de Telemarketing: Olá! Você estaria interessado em mudar para o serviço de interurbano da TMI?

Seinfeld: Puxa! Eu não posso falar agora…Você poderia me dar o seu telefone residencial e eu te ligo mais tarde?

Operador de Telemarketing: Ahn… desculpe-me mas não temos permissão para isso.

Seinfeld: Eu imagino que você não quer pessoas te ligando em casa…

Operador de Telemarketing: Uh… não…

Seinfeld: Então você entende como eu me sinto. (desliga o telefone)

Com os recursos tecnológicos existentes hoje em dia há inúmeras outras formas de conseguir e, principalmente, manter novos clientes. Internet, Facebook, Twitter…  As pessoas estão lá, conectadas em grande parte do seu tempo. Mas quando essas mesmas pessoas tentam se comunicar com as empresas, seja por telefone, e-mail, Facebook, Twitter ou qualquer outro meio disponível, dificilmente conseguem uma resposta.

Não se passa um dia sem que algum amigo não escreva um comentário furioso no Facebook por ter sido mal atendido por uma empresa da qual é cliente.

Os sites de defesa do consumidor estão cheios de reclamações.

Quase toda semana a página de Defesa do Consumidor do Globo publica cartas com historias semelhantes. Os problemas  e as empresas são diferentes mas o desenrolar é quase sempre o mesmo. A pessoa tentou varias formas de contato sem sucesso. Daí perde a paciência e escreve para o jornal. O jornal entra em contato com a empresa e o problema é resolvido.

Precisa chegar a esse ponto?

Porque não investir para melhorar o atendimento daqueles que já são clientes ao invés de aborrecer os que ainda não são?

Se você também se sente assim, dê sua opinião, espalhe, compartilhe. Quem sabe uma hora a mensagem chega onde precisa e os nossos serviços melhorem!

1 comentário Adicione o seu

  1. Claudio Voloch disse:

    Pior que isso, agora um computador liga para ver a melhor hora que o atendente pode falar… Se vc já atendeu uma ligação e do outro lado fica mudo e cai a ligação, pode ter certeza que o computador que ligou… Na outra semana no mesmo dia e hora que vc atendeu vc recebe um nova ligação, desta vez pelo atendente…
    Quando tenho tempo, adoro ficar conversando com os atendentes.
    Incrível é que eles me ligam e a primeira pergunta; Com quem estou falando? Resposta: Com quem vc ligou… e assim por diante! Imaginem onde vai parar esta conversa… Eles acabam me detonando( No jargão das telefonistas, detonar significa desligar, coisa que eles não podem fazer de jeito nenhum) . Outra opção é deixar eles darem o texto todo e no final falar um simples: “- HEIN?” Nossa, eles ficam malucos…

Dê sua opinião

