O Hotmail vai acabar, e agora?

Para que você não seja assolado por esse susto, calma. O Hotmail vai ganhar nova estrutura, serviços, interface,  layout, e, sim, vai  mudar de nome para Outlook.com.

E aí você deve estar se perguntando, “vou ter uma nova conta? Tudo que eu tinha no meu Hotmail vai se perder? Vou ter que avisar tudo mundo que tenho outro e-mail? Vai dar um trabalhão!

Nada disso, o conteúdo do Hotmail será migrado para o Outlook.com e, segundo a Microsoft, a mudança não será da noite para o dia. Durante algum tempo os usuários poderão ainda usar o endereço antigo. O que vai realmente mudar é o domínio, de nome@hotmail.com para nome@outlook.com. O que vai acabar é o velho Hotmail, não sua conta!

Gostei dessa parte do “mudar o nome”. Como é um serviço novo, talvez até consiga colocar meu nome, sem ser 123deOliveira4@hotmail.com. É uma tortura conseguir hoje um nome inédito. Então vamos aproveitar a oportunidade! Mas calma, aquele endereço antigo do hotmail pode continuar como alternativo e vai redirecionar as mensagens recebidas para o novo.

Confesso que não gostei muito do nome escolhido porque na empresa onde trabalhava acessava os e-mails pelo Outlook Express. Não esse novo. Mas um outro que não me agradava nada. Me aborrecia muito ele e não gostava de seus recursos. Mas a Microsoft deve saber o que está fazendo.

Falo isso porque ela investiu numa nova plataforma de serviço de e-mail gratuito, com interfaces, amigável com redes sociais e com um layout bem diferenciado, prático e simplificado. Isso tudo para tentar recuperar o mercado conquistado pelo Gmail, da Google. Guerra declarada!

Então, por quê mudar para Outlook e não, continuar Hotmail Versão XPTO? Simples, porque a imagem do Hotmail está desgastada. Já é “figurinha carimbada” das caixas anti-spam. Você já mandou um e-mail do seu hotmail, e teve que digitar um código para validar o envio? Pois é.

Para mostrar a vocês um pouco mais do que a Microsoft promete para seu Outlook.com, dei uma pesquisada no que se fala dele.

Serviços Integrados

A maior novidade é que o novo serviço pode ser integrado às redes sociais, como o Facebook, Twitter, LinkedIn, Flickr, Youtube, Google+, ao Skype, para fazer video conferências, e à serviços da nuvem, como o SkyDrive.

E como funciona? Dá para enviar mensagens para amigos sem sair do e-mail e acompanhar suas atualizações no Twitter e no Facebook pela caixa de entrada do Outlook.com e até conversar via chat. E mais, você pode criar grupos de amigos a partir dos contatos existentes nas suas redes sociais, além dos já existentes no MSN Messenger.

Além disso, se você possui outras contas de e-mails você pode centralizar tudo no Outlook.com. Basta importar os contatos.

Se você recebeu um link para um vídeo do YouTube, vai poder assistir sem precisar sair da página.

Dentre os serviços, a Microsoft promete também a integração com o Skype, permitindo chat com vídeo diretamente na página das suas mensagens.

Arquivos anexos do Word, Excel e Power Point também podem ser abertos e editados na versão online e, se preferir, pode salvar o conteúdo direto no SkyDrive. Fotos de galeria do Flickr poderão ser armazenadas e vistas no próprio e-mail através de um slideshow.

Agora, o que me empolgou mesmo foi a possibilidade de não precisar mais recorrer a trocentos recursos de upload para envio de arquivos grandes. Parte do meu trabalho exige isso. Com o Outlook.com é possível enviar arquivos de 300 MB, graças à integração com o SkyDrive, serviço de nuvem da Microsoft que tem 7 GB de espaço grátis.

Eu, particularmente, achei muito interessante um local onde posso integrar meus  canais de comunicação e relacionamento. Há muito que o e-mail deixou e ser o principal meio de interação com nossas diversas redes. E agora parece bem simples.

E chega da ditadura de algumas empresas de limitar o acesso dos funcionários às suas redes sociais. Proibi-los de exercer sua liberdade de expressão e de isola-los da vida é hermético. Dá até falta de ar!

Layout Bonito e Clean

No Outlook.com predomina a cor branca e azul, fontes finas e ícones. E sabe por quê eles fizeram assim? Para facilitar a visualização via celular. Legal, não é?

Agora, olha só a parte boa mesmo. A publicidade é exibida de forma discreta, numa coluna à direita da tela. A promessa é que sejam apenas textos, sem cores berrando ou piscas piscas infernais desviando nossa atenção.  Será mesmo que vai ser sempre assim? Vamos ver!

Mas o layout não é imposto. Você pode personalizar a cor da barra superior da interface entre 12 opções. Das três colunas, a da direita pode ser customizada com as configurações que você desejar: calendário, newsletters, lembretes, notificações das redes sociais, etc

Filtros e Alertas Antispam

Depois do trauma com o Hotmail, o Outlook.com promete recursos que devem nos ajudar contra as pragas do spam. Ele detecta e classificar as mensagens de acordo com seu envio: por redes sociais, com fotos, com detalhamento de envio de encomendas, etc.

Você pode criar regras para suas mensagens baseadas em variáveis como nome do remetente, endereço de e-mail, os campos “Para” ou “CC”, assunto, ou mensagem com anexos. Você ainda pode configurar para movê-las automaticamente para uma pasta, sinalizá-las na caixa de entrada, encaminhá-las para um endereço de e-mail, adicionar ou remover uma categoria ou excluí-las completamente.

Segundo os desenvolvedores, com um só clique envia todos os e-mails de um remetente para a lixeira e um botão de cancelamento de assinatura (unsubscribe) que remove das listas de e-mail marketing, através da opção “Remetentes confiáveis e bloqueados”.

Ferramentas para a gestão do lixo eletrônico como “Filtros e relatórios”, relatando para a Microsoft ou bloqueando o conteúdo de todos os remetentes desconhecidos.

E outras novidades. Mas esse artigo já está muito longo e você cansado de ler.

Só mais um detalhe. O Outlook.com promete integração com as versões portáteis da Microsoft, smartphones e tablets, com acesso aos seus e-mails numa interface similar, sem complicação.

Bom, ainda vai levar um tempinho para o Outlook.com entrar em funcionamento. Por enquanto ele está no ar, em fase de testes. Mas você já pode ir tirando uma casquinha clicando http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/outlook/home, ou no endereço www.outlook.com com o seu login e senha do Hotmail ou do Windows Live.

Pode também assistir aos vídeos.

Em inglês, mais detalhado: http://www.youtube.com/watch?v=RnCu72G52bY&feature=player_embedded#t=7s

Dinâmico e divertido, com demonstrações rápidas: http://www.youtube.com/watch?v=uDI6Itn7soQ&feature=player_embedded

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. viviane nascimento disse:

    muito bem explicado. tirou mtas duvidas minhas.
    Obrigada!

  2. Camila souza disse:

    Muito bem explicado , adorei !

  3. Fabiana disse:

    mais não entendi uma coisa, como o meu e-mail é hotmail no final, eu só vou ter que digitar na hora de usar o Outlook, “Outlook.com”, é isso?, ou como que eles vão redirecionar as contas, as senhas vão ficar iguais?

    1. Exatamente. As contas e senhas permanecem iguais.

  4. Ely Faria disse:

    Fantástico é verdadeiramente fantástico.

Dê sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s