Facebook e Privacidade

Volta e meia vemos um mesmo texto de alerta de privacidade sendo compartilhado por vários amigos no Facebook.

Na maioria dos casos, parece algo sério, digno de nota. E se o amigo compartilhou, então também devemos fazer o mesmo.

Certo?

Errado!

Em muitos casos, não é nada disso. É uma pegadinha, boato. O termo em “internetês” é HOAX. Não prejudica o seu computador, como um vírus. Só serve para espalhar confusão.

O mais recente que eu vi é esse aqui.

O Facebook é agora uma entidade de capital aberto. Recomenda-se a todos os membros que afixem um aviso semelhante a este, ou se preferir pode copiar e colar esta versão. Se não publicar tal declaração pelo menos uma vez, então está indirectamente permitindo o uso público de itens como suas fotos e as informações contidas em suas actualizações de status.

AVISO DE PRIVACIDADE: Aviso – qualquer pessoa e / ou instituição e / ou agente e / ou Agência de qualquer estrutura governamental, incluindo, mas não limitado ao Governo Federal dos Estados Unidos, também usando ou monitorando este site ou qualquer um dos seus sites associados, NÃO tem a minha permissão para utilizar qualquer uma das informações do meu perfil, nem qualquer parte do conteúdo aqui contida, incluindo, mas não limitado às minhas fotos, e / ou os comentários feitos sobre as minhas fotos ou qualquer outra “imagem” de arte publicado no meu perfil. Você está aqui notificado que está estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra ação contra mim com relação a este perfil e os conteúdos do mesmo. As proibições anteriores também se aplicam a seu empregado, agente de estudante, ou qualquer pessoal sob sua direção ou controle. O conteúdo deste perfil é privado e as informações confidenciais e sigilosas. A violação da minha privacidade pessoal é punível por lei. UCC 1-103 1-308

Apesar de já estar circulando há tempos em inglês, viralizou por aqui recentemente. E, apesar de muitos alertarem que o aviso é falso, outros continuam a compartilhá-lo achando que isso, de alguma forma, pode proteger a sua privacidade.

E, enquanto uns acham que o tal aviso não tem nada demais, que é só uma pegadinha sem maiores consequências, note que ele ofusca a premissa de que cada um é responsável por configurar a sua privacidade da maneira que melhor lhe convier.

Eis algumas dicas:

1. Acesse o Facebook.

2. Clique na setinha ao lado de Página inicial, no canto superior esquerdo e selecione a opção Configurações da conta


3. Na coluna à direita, selecione Anúncios do Facebook e você verá uma página semelhante à imagem abaixo

4. Clique no primeiro link Editar configurações de anúncios de terceiros, selecione a opção “Ninguém” e clique no botão para “Salvar alterações”

5. Clique no segundo link Editar configuração de anúncios sociais e faça a mesma coisa.

Se você quer realmente proteger a sua privacidade no Facebook, não é um simples alerta na sua página que vai realizar essa tarefa por você.

Mais dicas sobre segurança no Facebook nos próximos artigos. Até lá!

Se você quer mais informações sobre o tal aviso, leia esse artigo.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Claudio Voloch disse:

    Maravilha!!!

Dê sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s