Como nasce um meme

Depois de ler meu artigo sobre memes uma amiga que mora fora do Brasil me perguntou porque o video do Nissim Ourfali viralizou. O que ele tem de tão especial?

Respondi a ela que provavelmente porque a música é daquele tipo que “pega” e fica na cabeça o dia inteiro, porque a maioria das pessoas não sabem (ou não sabiam) o que é um bar-mitzvah, porque a frase “vamos pra Baleia” é engraçada mas principalmente porque o vídeo é meio tosco, para utilizar a linguagem dos jovens. Não que seja mal-feito. Mas, claramente, o garoto não tem perfil de artista e parecia estar se sentindo muito pouco a vontade na maioria das cenas e isso por si só é engraçado.

E, é claro, que já gerou filhotes. Neste video abaixo pegaram a música do vídeo do Nissim e fizeram uma montagem com cenas da série “Um Maluco no Pedaço”.
Pessoalmente, gostei muito mais do que do original. Já tem mas de 1 milhão de visualizações.

E acabei de descobrir uma versão com o Bart Simpson!

Obviamente, não sei explicar porque o vídeo viralizou.

Mas vamos ver alguns fenômenos virais recentes. Quem sabe podemos achar algumas similaridades.

Michel Teló e sua música “Ai Se Eu Te Pego”

A música tem a mesma qualidade (?) persistente, tanto que não viralizou só por aqui. Virou sucesso pelo mundo afora. E a letra não teve a menor importância. Tanto que vi um dia no YouTube um video de uma festa onde judeus religiosos dançavam animadamente embalados pelos seus versos. Se eles soubessem o significado da letra…

Para Nossa Alegria
Desse não posso falar muito porque não consegui escutar mais do que 10 segundos do vídeo. Meus ouvidos não aguentaram!
Mas de tão tosco as pessoas acharam engraçado. Ou porque é uma homenagem que os cantores fizeram para a mãe. E nesse caso, tá desculpado porque mãe adora qualquer coisa que os filhos façam, mesmo desafinando.
Mas isso justifica mais de 9 milhões de visualizações? E outras tantas paródias?

Luisa que está no Canadá
Esse nem música tem. Nasceu de um comercial de um empreendimento imobiliário do pai da Luiza na Paraíba que no final do vídeo menciona que o empreendimento é tão bom que ele resolveu reunir a família  “menos a Luiza que está no Canadá”.
Não faço a menor ideia do porquê acharam a frase tão engraçada ou icônica. O fato é que o video já está com mais de 6 milhões de visualizações e a Luiza virou fenômeno nacional. Sem contar que a frase “menos a Luiza que está no Canadá” explodiu na rede, no twitter, até na televisão.

Imagina na Copa
Essa expressão virou uma forma de caracterizar tudo que não funciona ou funciona mais ou menos. Todo mundo usa, não importa se é para falar dos transportes públicos, das operadoras de telefonia ou dos estádios de futebol.

Pode ser que eu esteja errada. Afinal, as vezes é difícil saber como nasceu um meme. Mas acredito que veio desse vídeo aí embaixo.
Fez tanto sucesso que os produtores já criaram a parte 2.


Ecce Homo

Esse é o nome da pintura que foi “restaurada” pela octogenária Cecilia Gimenez, na Espanha.
Em pouco tempo surgiram várias “restaurações” seguindo os mesmos conceitos “artísticos” empregados.

Neste link você pode ver várias delas. Nem o nosso Cristo Redentor escapou da brincadeira.

Coitada na Dona Cecilia. Ela não teve má intenção, muito pelo contrário.
Mas ficou tão engraçado é impossível resistir à brincadeira.

Parece que a combinação de música que pega + vídeo ou imagem engraçada ou tosca é receita certa para o sucesso.

Se fosse tão fácil assim, todas as agências de marketing estariam fazendo videos desse tipo. Mas o fato é que ninguém sabe com certeza quando uma música, vídeo ou frase vai se tornar um sucesso.

O YouTube tem milhões de vídeos com esses mesmos ingredientes que não atingem nem 100 visualizações.

Mas, se por acaso, você publicou um vídeo no YouTube com essas características apenas para compartilhar com os amigos mas não quer que ele se torne um viral, trate de protegê-lo. Nunca se sabe quando uma nova estrela será descoberta.

Por outro lado, um viral pode ser uma ótima forma da ganhar dinheiro. Até a Dona Cecilia, a velhinha que acabou com o Ecce Homo já está querendo cobrar direitos autorais. Parece brincadeira mas não é.

No Globo:

Motivados pelo impressionante aumento de visitação à igreja, na cidade de Borja – se costumava receber 300 a 400 visitantes no verão, agora foram 30 mil em pouco mais de 3 semanas -, os administradores locais resolveram cobrar, desde sábado passado, um euro por adulto que entrar no espaço.

E aqui, mais exemplos da “influência” da “obra” que já foi denominada o único representante da escola do Desastrismo.

Que perigo! Vai que outros “artistas” resolvem seguir as linhas da mestra fora da internet!

Uma coisa é certa: humor é fundamental!

Eu já tinha dado esse artigo como terminado quando vi que não poderia publicá-lo sem acrescentar o viral do momento e o mais recente meme da política brasileira.

PSY – GANGNAM STYLE

Não tenho a menor ideia dos motivos que causaram a viralidade desse vídeo. Mas o fato é que quebrou o recorde de “likes” no YouTube (2,141,758). Foi anunciado pelo Guinness na sexta pela manhã. Já tem até página na Wikipedia.

Mas para mostrar que tem muita gente como eu que também não achou nada demais, ele já tem mais de 100 mil “dislikes”.

Como era de se esperar já existem centenas de paródias no YouTube.

E aqui no Brasil o pessoal  já aproveitou o sucesso para fazer uma paródia com o mensalão.

E agora, para terminar, o meme mais fresquinho.

O Chute do Serra

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, perdeu o sapato nesta sexta-feira ao tentar fazer um gol de pênalti, durante visita a um clube-escola da capital, em Ermelino Matarazzo, na zona leste da cidade.

O pessoal rapidinho aproveitou o episódio e já surgiram várias montagens na internet. Essa aí embaixo incorporou o chute à coreografia do Gangnam Style. Você pode ver as outras aqui na página da Folha de S.Paulo.

Como eu ia dizendo, humor é fundamental!

Anúncios

Dê sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s