Verifique a fonte!

Um dos primeiros artigos que publiquei aqui no blog foi “Você acredita em tudo que lê na internet?” onde descrevo alguns golpes e  pegadinhas mais conhecidos e menciono os jornais eletrônicos dedicados a publicar notícias falsas com o único propósito de divertir. E angariar leitores e faturar com anúncios, é claro. Mas isso é secundário.

Um dos mais antigos e famosos jornais desse tipo é o The Onion, mas como é publicado em inglês, achei não valia a pena mencionar. Entretanto, hoje li um artigo que me fez mudar de ideia.

A história é a seguinte: O Onion publicou um artigo, falso, é claro, afirmando que uma pesquisa do Instituto Gallup verificou que 77% dos americanos brancos residentes em áreas rurais prefeririam votar em Ahmadinejad (o presidente iraniano) do que em Obama. Até aí nada demais. É só uma piada. Eles já publicaram coisa muito pior.

Mas alguém na agência iraniana de notícias Fars achou que era verdade e publicou no seu site oficial! 

Essa foi a verdadeira piada!

É claro que já descobriram e tiraram do ar. E algum estagiário (?) deve ter perdido o emprego, ou talvez um pouco mais além disso.

Mas o pior de tudo é o ridículo, justo com o Irã, justo com o Ahmadinejad que não é exatamente um amigo dos Estados Unidos.

Se você procurar por “Fars News” hoje no Google, alguns dos primeiros resultados serão de veículos sérios de notícias, como BBC, Forbes e The Huffington Post falando sobre a barrigada.

E o mais engraçado, ou triste, é que algumas pessoas que só tinham visto a imagem da notícia falsa mas não tinham lido a matéria explicando que a notícia era falsa comentavam indignadas tanto contra como a favor do Obama.

Se você leu uma notícia meio descabida, verifique a fonte antes de divulgar ou comentar como se fosse verdade.

E se você leu uma chamada interessante no Facebook, por exemplo, clique no link e leia a notícia também. As chamadas são apenas para atrair a atenção mas não contam toda a história.

E se você ainda não leu o meu artigo que mencionei lá no início, aqui está o link novamente.

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Hamilton disse:

    Que atire a primeira pedra quem nunca repassou alguma mensagem falsa acreditando ser verídica e um dos primeiros a saber da hecatombe. Duro é ficar com cara de bunda sem ter como apagar o micaço

    1. Acho que nesse caso, ficar com cara de bunda é o mínimo que deve ter acontecido com o jornalista iraniano que publicou a noticia.

    2. E a nota foi apagada. Mas quem é que consegue realmente apagar alguma coisa da internet? Já foi replicada em todos os principais sites de notícias.

      Sent from my iPhone

Dê sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s