Televisão prá Cachorro

sad dogQuem tem cães sabe que eles não gostam de ficar sozinhos em casa. Cachorro gosta de companhia, de carinho, de atenção.

Mas a maioria das pessoas precisa trabalhar para sustentar seu cãozinho e, as vezes, não tem alternativa a não ser deixá-lo sozinho em casa o dia inteiro. Isso pode causar diversos “contratempos” como sapatos mastigados, sofás destruídos, presentinhos mal-cheirosos pela casa e, até mesmo, casos de depressão.

É… cães também podem sofrer de depressão.
Aconteceu recentemente com a Filó, a cadelinha de uma amiga. A solução foi dá-la para outra amiga que tinha mais condições de cuidar dela durante o dia.

Mas, e quem quer ter o seu cãozinho mas não pode dar atenção a ele durante o dia?

Pensando neles, surgiu o DogTV, um canal de televisão a cabo em Israel com programação exclusiva para cachorros. E já está sendo exportado para os Estados Unidos e países da Ásia e América do Sul.

Não é a primeira vez que Israel exporta programas de TV para outros países.
O formato da série de TV israelense Be Tipul  foi comprado pela HBO que realizou In Treatment e, mais recentemente,  aqui no Brasil pela GNT em seu Sessão de Terapia. A série Homeland, transmitida aqui no Brasil pelo canal a cabo FX é baseada na série israelense Hatufim.

dog-tv-440

Mas, voltando aos cachorros. Como eles não gostam de ficar sozinhos em casa é legal deixar a televisão ligada para distraí-los.

Não… não é brincadeira. Essa é uma recomendação de várias entidades de proteção animal como American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, the American Veterinary Medical Association e Humane Society of the United States.

De acordo com o CEO da DogTV, Gilad Neumann, a ideia de um canal de programação canina só pode ser colocada em prática devido à tecnologia das televisões de LCD. Segundo ele, a cintilação da imagem das antigas televisões analógicas incomoda os olhos dos cães. Nós não percebemos mas eles, sim.
Eles diz ainda que eles só enxergam as cores azul e amarelo, por isso o conteúdo da programação é adaptado para realçar essas cores.

Mas não pense que o seu cãozinho vai passar horas sentado no sofá assistindo a TV. É apenas uma distração, com sons e imagens para evitar que eles se sintam sozinhos o dia todo.

Mas em qual canal deixar a TV ligada? Animal Planet? Discovery Channel? Cartoon Network? Mesmo que ele aprenda a usar o controle remoto, a programação normal está cheia de programas inadequados que podem assustá-los.

O conteúdo da DogTV é dividido em três categorias: programas para relaxar os cães, programas para estimulá-los e programas que tem o objetivo de expô-los delicadamente a situações que podem gerar stress como o barulho do tráfego ou de um aspirador de pó, por exemplo.

 

 

Se você gostou da ideia, torça para que o DogTV chegue logo aqui no Brasil. Enquanto isso, pode dar uma olhada no canal de videos no YouTube.

Dê sua opinião