Como o celular pode ajudar a driblar o trânsito na cidade

Cada vez mais os celulares inteligentes ou smartphones estão se incorporando à nossa vida através de aplicativos criados para uma infinidade de usos.
Se você é daqueles que acha que celular só serve para falar e mandar mensagens de texto veja como ele pode ser útil no trânsito. Não importa se você anda de carro, ônibus ou táxi. Tem aplicativos para todas as necessidades.

GPS

O primeiro deles, é claro, tem que ser o Google Maps. Existem outros aplicativos de navegação mas, como a própria Apple aprendeu no ano passado, ainda não existe nenhum melhor que o ele.
No outro dia a minha filha perguntou como as pessoas faziam antes do Google Maps. Eu usava o Guia Quatro Rodas. Ele ainda existe, é claro. Afinal, nem todo mundo tem um smartphone. E mesmo para aqueles que tem, nem sempre a operadora de celular ajuda. E, convenhamos, quer coisa pior do que ficar perdido e sem conexão?
É claro que também existem aparelhos de GPS. Mas se você não tem nem um nem outro, recomendo comprar um smartphone que serve para muitas outras coisas além de auxiliar na navegação.

Carro

wazeE falando em GPS, se você costuma enfrentar o trânsito na cidade, você precisa instalar o Waze no seu celular!

O Waze é um aplicativo israelense que se alimenta de informações fornecidas pelos próprios usuários e mostra as melhores rotas, pontos de engarrafamento, radares, pardais, bloqueios, acidentes, blitzes. Como é atualizado em tempo real, pode te ajudar a se safar dos engarrafamentos cada vez mais constantes.

Na imagem aí ao lado, os balõezinhos amarelos com o que parece que são minhoquinhas vermelhas são pontos de engarrafamento reportados pelos usuários. Os bonequinhos com rodinhas são outros motoristas, ou wazers. Se você não quiser aparecer, pode ficar invisível.

Um outro recurso interessante é que você pode falar via chat com outros motoristas que não precisam ser seus amigos. Assim, num temporal como o de hoje aqui no Rio, por exemplo, pode ser útil perguntar para outro motorista mais a frente sobre pontos de alagamento.

Quanto mais pessoas utilizarem, melhor ele fica.

O maior problema que percebi é que ele consome muuuuuita bateria com a tela ligada o tempo todo, portanto recomendo carregar o celular antes de um percurso mais longo. Ou ter um carregador veicular.

O fiasco da Apple no ano passado removendo o Google Maps do iOS 6 fez com que muitos usuários buscassem alternativas. Esse movimento acabou beneficiando o Waze que já conta com mais de 36 milhões de usuários em 110 países.

Tem versões para iOS e Android e é gratuito.

Ah, e nada de se distrair usando o celular enquanto está dirigindo! Só nos sinais vermelhos e engarrafamentos…

Táxi

TaxiBeatRecentemente descobri vários aplicativos que facilitam a tarefa de conseguir um táxi.

Só testei o TaxiBeat até agora. Você fornece a sua localização, o aplicativo busca motoristas cadastrados que estejam próximos e mostra uma lista (imagem ao lado) contendo várias informações como nome e foto do motorista, a distância, o modelo do carro, se tem ar-condicionado, se fala outros idiomas, etc.

E, muito importante, a avaliação do motorista, dada pelos próprios usuários. Também é possível ver a localização deles no mapa.

Os outros aplicativos que encontrei mas ainda não testei são EasyTaxi, TaxiAqui e ResolveAi. Neste último você também pode pedir seu táxi pelo site. Pelo que li, eles funcionam como substitutos para a ligação para as centrais de táxi Ao invés de mostrar uma lista para você escolher, eles acionam o motorista que estiver mais próximo da sua localização.

Todos eles tem versões para iOS e Android mas não estão disponíveis em todas as cidades. Convém consultar as cidades que eles operam.

Minha recomendação: todos eles são gratuitos para o passageiro, portanto instale todos e use o que lhe for mais conveniente. Mesmo que você não tenha o hábito de pegar táxis, nunca se sabe quando vai precisar de um.

Por falar em táxis, no outro dia, peguei um em Botafogo para ir a Copacabana. O motorista me pediu para explicar o caminho porque não sabia como chegar! Para quem não está familiarizado com a geografia carioca, os dois bairros são colados! Sem contar que é difícil, quase absurdo, imaginar um motorista de táxi no Rio de Janeiro que não sabe dirigir em Copacabana!
Para os casos em que nem você nem o motorista conhecem o caminho é bom ter o Google Maps ou o Waze no seu celular. Também pode ser uma boa opção para não ser enganado no percurso.

Ônibus

Se você é usuário de transporte público, também tem aplicativos para você.

O Moovit, outro aplicativo israelense, te ajuda a planejar as melhores rotas utilizando ônibus, metro e trem. Assim como o Waze, ele é um aplicativo de comunidade ou crowdsourcing, ou seja, contém informações fornecidas e atualizadas pelos próprios usuários. Dessa forma, com a ajuda da comunidade você pode saber, por exemplo, os pontos e horários dos ônibus, se estão muito cheios, etc.
Aqui no Brasil, só está disponível 100% em São Paulo. No Rio de Janeiro, por enquanto só para metro, o que não ajuda muito. Existem países como Israel, Holanda e Inglaterra onde o Moovit já cobre todas as cidades. Nos Estados Unidos e alguns outros países, apenas algumas das maiores cidades. Se quiser, clique aqui para ver a cobertura completa.

Esperamos que chegue logo aqui no Rio de Janeiro e às outras grandes cidades do Brasil.
Está disponível para iOS e Android e é gratuito.

Pesquisando sobre o Moovit descobri que existem vários outros aplicativos semelhantes. Mas só em São Paulo, por enquanto. Eu, como carioca, vou ter que aguardar. Até parece que o nosso transporte urbano é super facilitado e não precisa de uma ajudinha da tecnologia.
Se você é de São Paulo e ficou interessado, estes dois artigos descrevem os outros aplicativos .

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/7-apps-para-ajudar-na-viagem-de-onibus.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/tec/1231505-aplicativos-para-celular-ajudam-usuarios-de-transporte-publico-em-sao-paulo-veja-teste.shtml

Vagas

Agora só falta criarem um aplicativo de celular para mostrar onde existem vagas disponíveis para estacionar.

Mas… já existe um aplicativo para isso! Na verdade, existem vários, mas não aqui no Brasil. Que pena!

Mas alguns shopping centers aqui no Rio já adotaram um sistema inteligente de sinalização de vagas. Com sensores de presença e luzes verdes e vermelhas é possível enxergar de longe onde tem uma vaga livre, sem precisar ficar rodando pelo estacionamento.
Já vi no Botafogo Plaza e no Casa & Gourmet. Imagino que outros já tenham adotado também, mas ainda não vi.
IMG_0696

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. Hamilton disse:

    Toda vez que a blogueira coloca no primeiro ou no segundo parágrafo algo do gênero ” Se você é daqueles que acha que …” tenho a nítida impressão que ela está falando comigo; olhando diretamente em meus olhos. Impiedosa !
    Então, dessa vez vou retrucar todos os argumentos citados em prol do telefone à moda antiga, quando ele tinha apenas uma utilidade: Dar e receber ligações.
    GPS, Guia 4 rodas ou smartphone ? nenhum dos 3, afinal de contas caso esteja perdido no caminho basta consultar a esposa, é pra isso que ela senta no banco ao lado.
    Waze ? não preciso dele para saber que diariamente levo 55 minutos para fazer um percurso que após 22:00h levo 5. Sei onde ficam os engarrafamentos, tô de saco cheio deles e num temporal violento tipo o de hoje 05/03/2012 o certo é parar no primeiro posto de gasolina que tenha lanchonete, ou tem 99% de chances de ter o carro enguiçado um pouco mais adiante.
    No meu celular velho de guerra, tem um item muito interessante chamado ” agenda” – ali tenho o telefone de alguns taxistas conhecidos que me atendem super bem, chamo o que estiver mais próximo – acho melhor que um desconhecido. Detalhe, motorista que não sabe ir de Botafogo a Copacabana ou está de má fé ou deve mudar de profissão urgentemente.
    Moovit ? pra que ?… sinceramente, de olhos fechados te respondo: Todos os ônibus lotados e atrasados. De quebra, se vc é doente, idoso ou gestante, lamento informar que curiosamente todos os bancos destinados estão ocupados por pessoas saudáveis que fecham os olhos e fingem que dormem e nem ouse tentar reclamar o Direito pois corre o risco de levar bronca porque incomodou o coitado
    Agora o tiro de misericórdia:
    Promoção da hora: Compre o último lançamento Iphone 5 por módicos R$ 1. e mais um monte de zeros e ganhe grátis seguro de vida para usa-lo na rua.
    Em contra partida, meu jurássico nem o pivete que assalta diariamente aqui na esquina tem interesse.
    Mas no dia que desenvolverem um aplicativo para indicar vaga em shopping Sábado a tarde, que ele tenha como acessório um segurança para reservar a vaga até eu poder chegar.
    nesse dia juro que faço meu up grade.
    Beijão à minha querida Marisa e claro…. tudo não passou de uma grande brincadeira e homenagem

  2. Hamilton disse:

    Putz…escrevi gestante grávida e não sei corrigir o texto acima… Marisa, por favor faça um blog explicando como corrijo um texto enviado para um blog ? É possível ?

    1. Já corrigi prá você.
      E, sobre o seu comentário, um dia ainda vou conseguir encontrar argumentos para te convencer a ter um smartphone!
      Pesquisando para este artigo encontrei um aplicativo israelense que checa o ar dos pneus! Mas não tem aqui. Se além de checar ele ainda enchesse o pneu você ia querer?

  3. Hamilton disse:

    Tenho curiosidade de saber como funciona o aplicativo que verifica o ar dos pneus. Até onde eu saiba, trata-se de medir a pressão interna e isso é feito com um calibrador ajustado no bico de encher. Será que deverei plugar o telefone no pneu ? Se o aplicativo apenas encher ficarei em dúvida, mas se ele trocar o pneu e ainda por cima consertar o furo, negócio fechado !

    1. Li sobre o aplicativo que checa a pressão dos pneus nesse blog aqui.
      http://nocamels.com/2012/10/never-check-your-tire-air-pressure-theres-an-app-for-that/

Dê sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s