Você sabe o que é MOOC?

Image by Flickr user willaryerson and used under the Creative Commons license.

Eu também não sabia até há pouco tempo.

MOOC que dizer Massive Open Online Course. Assim como muitas siglas e acrônimos em inglês, não se traduz muito bem em outros idiomas e acaba se tornando conhecida através da forma original.

Veja alguns exemplos de siglas que já fazem parte do nosso vocabulário: SMS (short message service), DVD (digital video disc), CD (compact disc), MBA (Master of Business Administration).

Em outras palavras, MOOCs são cursos gratuitos online para milhares de pessoas simultaneamente.

Bom, o artigo de hoje não é sobre siglas e, sim, sobre cursos online.  Se você se deparar com uma sigla ou acrônimo qualquer e quiser saber o seu significado, recomendo o http://www.acronymfinder.com. Ele sempre me ajuda.

Eu me deparei com os MOOCs quando descobri o Coursera. É uma plataforma gratuita de cursos online, com professores de algumas das melhores universidades dos Estados Unidos e do mundo.

O texto abaixo é a tradução da página “Sobre” do site e explica bem o seu propósito.

Somos uma empresa de empreendedorismo social que tem parceria com as melhores universidades do mundo para oferecer cursos online para qualquer, gratuitamente. Nós prevemos um futuro onde as melhores universidades educarão não só milhares de estudantes, mas milhões. Nossa tecnologia permite aos melhores professores ensinar dezenas ou centenas de milhares de estudantes.

Com isso, esperamos dar a todos o acesso à educação de classe mundial que tem sido até agora disponível apenas para um grupo seleto. Queremos capacitar as pessoas com educação que irá melhorar as suas vidas, as vidas de suas famílias e as comunidades em que vivem.

Existem cursos sobre os mais variados temas em categorias como Medicina, Biologia, Ciências Humanas e Sociais, Negócios, Finanças,  Matemática, Ciência da Computação , entre outras.
Mas não pense que dá para cursar, por exemplo, Medicina de graça com professores da Johns Hopkins que é uma das melhores faculdades de medicina dos Estados Unidos. Também não seria assim tão fácil, não é mesmo?

O Coursera oferece cursos complementares  e a maioria não conta créditos para quem está estudando em alguma universidade mas são uma ótima oportunidade para ampliar o seu conhecimento,  experimentar outros assuntos diferentes da sua carreira profissional, conhecer pessoas de todas as partes do mundo e ter acesso a um outro tipo de educação no conforto da sua casa.
Alguns cursos fornecem certificados de conclusão que, apesar de não ter valor explícito, podem ser utilizados para melhorar o seu currículo.

Nem todos os cursos seguem o mesmo formato. Além das palestras em vídeo  alguns também tem testes, exames escritos e leitura de material relacionado.
Muitos não tem pré-requisitos, basta ter curiosidade e vontade de aprender.

A maioria dos cursos é em inglês mas existem alguns em espanhol, francês, italiano e chinês. Estou fazendo dois cursos em inglês e todas as palestras tem legendas; em inglês, também. Mas acho que é possível acompanhar se você tiver um nível razoável de compreensão.

Como os cursos são gratuitos e concentram, as vezes, milhares de alunos de uma só vez, muitos cooperam criando legendas em outros idiomas, glossários e outros materiais adicionais.

Nos cursos que estou fazendo tem gente de todas as partes do mundo, literalmente.  Nem todos dominam o inglês como os nativos, mas participam mesmo assim, e uns ajudam aos outros.

A plataforma do Coursera também tem um fórum de discussão onde os alunos trocam ideias, discutem as questões dos testes e os temas relacionados. Os testes devem ser feitos individualmente mas não têm tempo determinado, apenas prazo para entrega então é possível discutir as questões desde que não se publique as respostas. O objetivo é aprender e não passar na prova.

E, como não podia deixar de ser, cada curso tem uma ou mais comunidades no Facebook e no Google+. Dependendo do caso, os alunos criam comunidades no seu próprio idioma para facilitar a troca de ideias. E além do material do curso, as pessoas compartilham outros artigos e videos relacionados.

O mais interessante é que cada pessoa pode participar na medida do seu interesse e tempo disponível. Tem aqueles que apenas assistem as palestras, outros que também fazem os testes e muitos chegam até os exames escritos. Não há penalidades. A plataforma existe para difundir o conhecimento da maneira que for mais conveniente para o aluno.

Além do Coursera, existem várias outras iniciativas de MOOCs pelo mundo. Você pode consultar os cursos oferecidos aqui. http://www.mooc-list.com/

Seria muito interessante se houvesse MOOCs em português  também, mas enquanto isso não acontece, você pode se interessar por alguns dos cursos online  que encontrei no nosso idioma.

Fundacão Getúlio Vargas

Canal do Ensino 

Se você quer aprender ou melhorar o seu inglês, este artigo lista 20 canais do YouTube que vão te ajudar.

E, se você tem vontade de aprender outros idiomas dá uma olhada no LiveMocha.

Se você ficou curioso em saber quais cursos estou fazendo, o primeiro é A Beginner’s Guide to Irrational Behavior. É sobre Behavior Encomics (Economia Comportamental).
O professor se chama Dan Ariely, um palestrante sensacional e autor de alguns livros que eu já tinha lido. Já imaginou que oportunidade é fazer um curso com o autor de um livro que você adorou? Pois é.
De acordo com um artigo que li, só esse curso tem 140 mil inscritos. Só de brasileiros, 1276.

Mas não pense que você vai ter contato direto com os professores. Já imaginou se ele fosse responder às perguntas de milhares de alunos?
As palestras são gravadas e você pode assistir online ou baixar para o seu computador. Às vezes eles organizam Hangouts (bate-papos) mas como só é possível reunir um máximo de 8 pessoas, muitos participam apenas enviando perguntas.

O segundo curso que estou fazendo é sobre Gamification, onde aprendemos a utilizar técnicas existentes em jogos para aumentar a participação das pessoas e solucionar problemas em áreas como educação, marketing, gestão, etc.

E já me inscrevi em três outros cursos que começarão nos próximos meses. Assim, como vários dos meus colegas que já estão no seu quarto ou quinto curso. Para quem gosta de aprender, é uma oportunidade incrível!

Por hoje é só pessoal! Agora tenho que ler o material para a próxima semana do curso.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Hamilton disse:

    Muito útil e interessante, gostei

    1. Vai se inscrever em algum curso? Depois me conta.

Dê sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s