O trânsito no Rio está insuportável!

Quando me mudei de São Paulo para o Rio de Janeiro, e lá se vão uns 15 anos, uma das minhas maiores alegrias  foi me livrar dos constantes engarrafamentos da capital paulista. Existiam engarrafamentos no Rio, é claro, mas nada comparáveis aos de São Paulo!

Mais de uma hora para percorrer os 10 quilômetros que separavam a minha casa do trabalho era para deixar qualquer um de mau humor. Sair mais cedo de casa, ficar até mais tarde no trabalho eram algumas das táticas para tentar diminuir o tempo parada atrás do volante, o que implicava em mais tempo para o trabalho e menos para família e lazer.

Hoje em dia o trânsito no Rio está tão ruim quanto o que deixei em São Paulo. Carros demais, transporte público ineficiente, sinais de trânsito dessincronizados, obras que prometem melhorar o trânsito lá para 2016, quando quem quiser assistir aos Jogos Olímpicos terá que cruzar a cidade. E por enquanto, vamos enfrentando os engarrafamentos, reclamando no Facebook, Twitter e Whatsapp e nos acostumando a conviver com mais uma dor de cabeça diária.

Uma amiga resolveu trocar o seu apartamento recém reformado no Flamengo por outro na Barra, perto do trabalho, porque não aguentava mais gastar quatro horas do seu dia tentando chegar de um ponto a outro. Um amigo fez o inverso, trocou o emprego na Barra por outro no Centro, onde pode chegar de metro em menos tempo.

Mas quem não tem opção ou não quer trocar de emprego ou apartamento hoje conta com um aliado tecnológico que eu não tinha há 15 anos, quando tentava descobrir atalhos para abreviar o meu trajeto em São Paulo – o Waze.

Muita gente que tem um smartphone provavelmente já tem o Waze instalado mas descobri recentemente que também muitos que não sabem aproveitar os recursos de rota.

Normalmente, só pesquisamos uma rota quando não sabemos como chegar a algum lugar, mas com a situação atual do trânsito o caminho conhecido nem sempre é o melhor. As vezes, um trajeto um pouco mais longo é a melhor alternativa para chegar mais rápido ao destino.

Toda quinta-feira a noite eu tenho que ir de Botafogo para a Lagoa, um trajeto de menos de 5 km que pode demorar entre 30 minutos e uma hora dependendo das condições do trânsito. Na semana passada, como sempre, pesquisei no Waze a melhor rota. Normalmente, ele me dá três opções conhecidas mas dessa vez ele me sugeriu uma outra rota bem mais longa, que me faria dar uma volta que achei desnecessária. Resolvi ignorá-lo e segui por um dos caminhos de costume. Depois de 15 minutos parada no mesmo lugar resolvi perguntar novamente ao Waze qual a melhor rota e de novo ele me sugeriu o trajeto mais longo. Dessa vez resolvi aceitar a sugestão. Melhor do que ficar parada resmungando comigo mesma. E não é que funcionou?

E não foi só isso. No meio do caminho, o bichinho me avisa – tenho uma alternativa melhor! Me mandou desviar do Jardim Botânico para a Gávea.  A essas alturas, eu já não ia mais duvidar dos seus poderes. Embiquei no caminho indicado e consegui chegar no meu destino sem enfrentar quase nenhum engarrafamento e bem antes das minhas amigas que ficaram paradas no meio do caminho reclamando pelo whatsapp.

O Waze não serve apenas para quem tem carro. Imagine que você está preso em um engarrafamento dentro de um taxi. Além do aborrecimento de ficar parado no trânsito ainda tem o taxímetro que não pára nunca. Se o motorista não tiver o Waze, use o seu e sugira um caminho melhor.

Se você ainda não aprendeu a utilizar o recurso de rotas do Waze, aqui vai um passo a passo para facilitar a sua vida no trânsito.

1. Abra o Waze no seu celular

2. Clique no botão no canto inferior direito e selecione Navegar na tela seguinte ou apenas deslize o botão para ir direto para a tela de navegação.

Waze1   image

3. Informe o endereço para onde você quer ir

image

4. Se a busca retornar mais de uma opção, clique no endereço correto

image  image

5. Aguarde enquanto o waze processa o seu pedido. As vezes, pode demorar um pouco, dependendo do sinal do celular ou das condições do trânsito.

6. Clique no botão Ir para aceitar a rota que ele escolheu ou no botão Rotas para ver alternativas

image

7. Se você escolheu ver as alternativas, selecione a que lhe parece melhor, clique no botão Ir e Boa Viagem!

image

Note que para cada rota, o Waze te informa o tempo estimado, a distância e os pontos de engarrafamento e polícia. Nesse exemplo, a terceira opção é mais curta do que a segunda mas também mais demorada devido aos vários pontos de retenção.

Dê sua opinião

