Whatsapp: as vezes atrapalha mas prá tudo tem solução

whatsappIsso deve ter acontecido com vocês também.

De uns tempos para cá, muitos dos meus grupos de amigos que só utilizavam o Facebook passaram a usar o Whatsapp.
É muito mais difícil escrever no celular do que no computador, mas como o celular está quase sempre à mão, e o aplicativo do Whatsapp é muito mais rápido e prático do que o do Facebook, a maioria das pessoas acaba preferindo o primeiro.

Até aí, nada demais. Só que isso acarretou alguns inconvenientes.

Se você participa de grupos do Whatsapp já deve ter se irritado com as eventuais avalanches de mensagens, sempre precedidas daquele barulhinho característico. Quando você está participando da conversa nem percebe mas quando está ocupado com qualquer outra coisa, dá vontade de jogar o celular na parede ou afogá-lo no primeiro copo d’água que estiver pela frente.

E caso você seja daquele tipo de pessoa que não desliga o celular nem quando vai dormir porque, afinal, ele é o seu despertador, corre o risco de ter o seu sono interrompido por um amigo sem noção de horário ou fuso.

Tem coisa mais chata do que estar quase adormecendo e ser perturbado pelo som do Whatsapp? Tem, mas não vem ao caso agora.

Você pensa: não deve ser nada importante, vejo quando acordar. Mas no que parou prá pensar, o sono que estava quase chegando parou no meio do caminho vencido pela curiosidade. E se for alguma coisa importante? Daí você cata os óculos, pega o celular, lê a mensagem e, na maioria das vezes, é um comentário sem importância sobre uma conversa de cinco horas atrás que um amigo atrasadinho só viu agora.

Ou algum amigo que está há sete fusos de distância, acordou e resolveu comentar como o dia está lindo! Mas esqueceu que aqui ainda é de noite e tem gente querendo dormir!

Daí você pensa três vezes se responde com uma grosseria ou deixa prá lá, conclui que isso pode levar a mais mensagens inconvenientes e decide tirar o som do celular.

Nesse meio tempo, o sono que estava quase chegando e parou no meio do caminho quando escutou o barulhinho da mensagem decidiu pegar o caminho de volta pro lugar onde os sonos ficam guardados. E até que você consegue convencê-lo a voltar pro seu travesseiro, uma ou duas horas se passaram.
E daí você perdeu hora pro trabalho, porque não escutou o despertador e nem a ligação do chefe porque…. você tirou o som do celular para não ser perturbado pelo Whatsapp!!

Antes que você tire o som do celular e corra o risco de perder alguma ligação importante ou resolva sair do grupo e ficar de fora de alguma conversa interessante, dê uma olhada na seção de Info do Grupo no seu Whatsapp.

foto 1Funciona assim:
1. Entre na conversa de algum grupo que está te atrapalhando.
2. Clique lá no topo, sobre o nome do grupo.
3. Na tela de Info do Grupo, clique na opção Mudo.
4. Selecione a opção que lhe for mais conveniente: 8 horas, 1 semana ou 1 ano.

Se você quer apenas dormir em paz, 8 horas é suficiente. As mensagens vão continuar chegando no seu celular mas não vão mais atrapalhar o seu sono.
Oito horas também é uma boa opção para quem não quer ser incomodado no trabalho. Note que esse ajuste é por grupo, então você pode silenciar um grupo de amigos durante o dia sem afetar os grupos do trabalho.
Se for sair de férias, 1 semana é uma boa opção para silenciar os grupos do trabalho.
Sinceramente, não sei pra que serve a opção de 1 ano. Talvez para um daqueles grupos chatos, mas nesse caso seria melhor sair do grupo, certo?

Outra coisa que estava me incomodando muito é que eu estava sempre com pouco espaço disponível no celular. E quanto menos espaço, mais lento ele fica. Sem contar que eu nunca tinha espaço quando queria gravar um vídeo.

A primeira providência foi começar a apagar fotos e videos. Não tem nada pior do que isso para acabar com o espaço do celular. Mas por mais que eu deletasse, em pouco tempo já estava sem espaço novamente.

Foi só quando resolvi apagar alguns aplicativos que não uso que percebi que o Whatsapp estava ocupando quase 1 Gb de espaço. Considerando que o meu iPhone tem só 16 Gb, é muita coisa!
Por mais que o Whatsapp seja um aplicativo extremamente útil e quase indispensável prá quem se já se acostumou, consumir quase 1 Gb do parco espaço do meu celular é um absurdo!

Só que não é exatamente o aplicativo que ocupa todo esse espaço; são principalmente as fotos e os videos que os amigos enviam.
Não é à toa que eu estava sempre sem espaço! Ainda mais nessa época de eleições em que virou moda compartilhar videos pelo Whatsapp. E o pior é que quando você recebe o mesmo video ou foto em dois grupos diferentes eles ocupam o dobro do espaço!

Mas descobri que tem jeito prá isso.
1. Entre na conversa de um grupo que costuma compartilhar fotos ou videos
2. Clique lá no topo, sobre o nome do grupo.
3. Na tela de Info do Grupo, clique na opção Todas as Mídias
4. Apague tudo aquilo que não te interessa guardar
5. Seu celular vai respirar mais aliviado.

Obs.: Quando você apaga as fotos e videos elas também somem da tela da conversa.

foto 2

Outro ajuste interessante se aplica a todas as conversas do Whatsapp e vale a pena se o seu plano de dados é limitado.

1. Clique no botão de Ajustes, lá em baixo à direita, fora das telas de conversa
2. Clique na opção Ajustes de Conversa
3. Clique na opção Download Automático de Mídia
4. Clique em cada uma das opções (Imagens, Áudio e Vídeo) e selecione a que melhor lhe convier (Nunca, Wi-Fi ou Wi-Fi e Celular)

Obs.: Se você selecionar a opção Nunca, as imagens aparecem na conversa mas você precisa baixá-las manualmente. Na opção Wi-Fi elas só baixam automaticamente quando você estiver conectado a uma rede Wi-fi mas sempre pode baixar manualmente se quiser.

Ainda na tela Ajustes de Conversa, veja a opção Salvar Mídia Recebida. Quando ela esta ativa, todas as fotos e videos vão para o Rolo da Câmera (no iPhone) ou Galeria de Fotos (no Android).
Se você já se deparou com fotos no seu celular sem saber de onde vieram, deve ser porque essa opção está ativa.
Se você desativá-la, lembre de salvar manualmente as fotos que quiser guardar.

E já que estamos no assunto de Whatsapp, sabe aquela história dos dois tiques na mensagem?

Não é indicativo de que a pessoa leu a mensagem!! Só significa que a mensagem foi entregue no celular do destinatário.
Se a mensagem está com um tique só é provável que o celular do destinatário esteja sem acesso à rede de dados ou Wifi. Não brigue mais com o amigo que não viu a sua mensagem. O Whatsapp não avisa quando a mensagem foi lida.

E uma última dica: Já recebeu alguma daquelas mensagens dizendo que “A partir de amanhã, o WhatsApp vai começar a cobrar 37 centavos por mensagem enviada. Forma de evitar cobrança seria repassando a mensagem para nove amigos.”?
A mensagem é falsa, mesmo com bolinha verde! Não repasse para ninguém e avise aos seus amigos para não caírem mais nessa. O texto pode variar, mas o Whatsapp não cobra por mensagem.

Obs.: As imagens das telas são do iPhone. É possível que no Android seja um pouco diferente mas funciona da mesma forma.

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Como sempre, Marisa nos brindando com informações úteis

  2. Miriam disse:

    Excelente Marisa! Agora consegui resolver um problema que já enfrentava há semanas! Grande dica!!!!

    1. Era o Whatsapp mesmo que estava comendo o espaço do seu celular? Que bom que a dica resolveu!

Dê sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s