Um grito de liberdade! Chega de e-mails indesejados!

unread-email

Se você já passou dos 40 talvez ainda se lembre como era a vida antes do e-mail. Se você trabalhava em uma empresa deve lembrar das cartas circulares que todos os destinatários tinham que assinar para dar ciência.

Para os mais jovens que porventura estejam lendo este texto, cartas circulares não eram exatamente em formato de círculos. Elas apenas tinham este nome porque tinham que circular entre os destinatários. Mas um dos trotes que gostávamos de aplicar nos estagiários era pedir que eles fossem buscar um envelope redondo para as cartas circulares. Inocente, não? Mas muitos caíam na brincadeira.

O e-mail acabou com as cartas circulares e os memorandos e trouxe eficiência à comunicação na empresa. Não era mais necessário imprimir e assinar para dar ciência de que havia lido, se bem que muita gente teve e ainda tem muita dificuldade para se livrar do papel.
Conheci gente que imprimia e guardava todos os emails porque não confiava no computador e tinha medo de perdê-los.
Não ria! Essa era a época em que os computadores pessoais estavam sendo introduzidos nas empresas e o medo era justificado. Ninguém sabia onde e como os e-mails ficavam armazenados.

A introdução do e-mail nas empresas realmente trouxe mais velocidade à comunicação. Eficiência já é uma questão discutível. Demorou muito tempo até que as pessoas aprendessem que nem sempre é recomendável usar o “responder a todos”.
E enviar um e-mail sensível para a pessoa errada. Quem nunca passou por isso?
E as intermináveis discussões por e-mail? Quando envolvia mais de duas pessoas tinha sempre aquele que lia atrasado e respondia algo que já tinha sido discutido pelos outros.
Inúmeros manuais foram elaborados para ensinar a forma correta de utilizar o e-mail .

Mesmo com todas as deficiências o e-mail era uma maravilha que não podia ficar restrita somente às empresas.
Não demorou muito para que surgissem os provedores de e-mail, inicialmente oferecidos pelos provedores de acesso à internet para que qualquer pessoa pudesse ter seu e-mail pessoal e se comunicar com quem quisesse.
E era necessário pagar para ter um e-mail, lembram?
E aí surgiram Gmail, Hotmail e Yahoo e acabaram com a festa dos provedores. Hoje ninguém mais precisa pagar para ter um e-mail pessoal. Ou vários.

O e-mail pessoal com todas as suas vantagens também trouxe uma série de inconveniências.

As malditas correntes que costumavam aparecer na nossa caixa de correio (física) logo aproveitaram a oportunidade. É muito mais fácil enviar uma corrente para 10 pessoas por e-mail, não?

A vovó adorou os lindos ppts com frases inspiradoras e imagens de flores que suas amigas enviavam e nada mais justo que compartilhá-los com todos os netos. E qual neto tem coragem de dizer pra vovó parar de enviá-los?
E os golpes por e-mail? Nunca se falou tanto na Nigéria, tornada famosa pelo príncipe que tinha uma fortuna para dividir com quem o ajudasse adiantando um dinheirinho.

Ainda bem que tudo isso ficou no passado.
Os ppts viraram vídeos e circulam pelo Facebook.
As correntes são espalhadas pelo Whatsapp. Nunca nos livraremos das correntes!
Os golpes por e-mail ainda existem aos montes mas as pessoas ficaram mais espertas. Infelizmente, os golpistas também.

E a minha caixa postal continua sendo invadida a cada dia. Os vilões da vez são todas aquelas lojas virtuais onde fiz alguma compra e me obrigaram a fornecer meu endereço de e-mail e insistem em me mandar ofertas diariamente. Todos os sites onde algum dia eu me cadastrei para receber suas newsletters porque achei o conteúdo interessante mas não tenho mais interesse. E todos os sites ou parceiros desses sites que adquiriram listas de e-mail e invadem diariamente a minha caixa postal com suas mensagens e ofertas.

A cada dia são mais de 50 mensagens indesejadas que mando para a lixeira sem ao menos abrir e que só poluem o espaço e fazem com que eu perca as mensagens realmente importantes.

Os que mais me incomodam são os das lojas virtuais. Todo dia, as vezes mais de uma vez por dia, anunciando ofertas imperdíveis. Eu entendo que em tempos de crise eles precisam fazer de tudo para vender mas alguns pecam pelo excesso e se tornam inconvenientes.

Hoje resolvi dar o meu grito de liberdade. Chega de e-mails indesejados!

Normalmente, no final de cada um desses e-mails tem um link para que você se descadastre e não receba mais a newsletter ou o e-mail de ofertas. Normalmente está em uma fonte bem pequena para que você não perceba.
Dizem que você não deve utilizar essa opção porque não funciona e é uma forma do remetente verificar que você recebeu a mensagem. São aqueles casos de listas de endereços compradas.

UGDL 1

Uso esta opção quando sei que realmente forneci o meu endereço de e-mail no cadastro. Afinal, não tinha outro jeito mesmo.
Alguns sites até perguntam o motivo do descadastramento oferecendo algumas opções como “não autorizei o envio” e “não tenho tempo para ler”.

A maioria atende a solicitação imediatamente. Outros dizem que a solicitação será atendida em 48 ou 72 horas. Um deles me deu o prazo de 10 dias!!
Considerando que o processo deve ser automático, realizado por algum sistema sem intervenção humana só posso acreditar que eles ainda utilizem um equipamento de 1990 que só consegue processar uma solicitação por dia.
Não estou brincando. Até tirei um print da mensagem como prova.

UGDL 2

Se você usa o Gmail, um jeito mais fácil é utilizar a opção de unsubscribe que aparece ao lado do endereço do remetente. Não sei se funciona em todos os casos, principalmente naqueles que parecem precisar intervenção humana. Mas é muito mais rápido.

Quando tenho certeza de que não forneci o meu endereço de e-mail marco a mensagem como spam, sem dó nem piedade. Apesar de ser uma opção mais fácil, quando um remetente é marcado como spam por várias pessoas os sistemas de e-mail entendem que o remetente não é sério ou legítimo o que faz com que suas mensagens sejam marcadas como spam antes de chegarem a sua caixa de entrada. Não é legal fazer isso se você forneceu o seu endereço voluntariamente.

Hoje a minha caixa de entrada amanheceu bem mais limpa e gerenciável! Uhu!

Se algum deles não respeitar minha solicitação de descadastramento e continuar enviando mensagens não solicitadas vai direto pro SPAM!

Anúncios

Dê sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s