Hoje acordei sem o Facebook.

Hoje acordei sem o Facebook.

Eu recebia alertas no celular e algumas notificações por e-mail mas não conseguia acessar o Facebook de jeito nenhum.

A primeira coisa em que pensei foi que o tal vírus DNSChanger tinha atacado o meu computador com algum atraso, apesar de eu ter feito a verificação no final de semana.

Mas logo em seguida percebi que isso era ridículo. Se eu estava recebendo meus e-mails, eu não estava isolada da internet.

E se EU estava na internet, porque o Facebook não estava?

Acessei o site de um blog de tecnologia. Se o Facebook estava fora do ar, com certeza eles já teriam escrito algo a respeito. Nada! Busquei por “Facebook” no Twitter. Com certeza alguém já tinha twittado. Nada, também!

Que estranho…. Como é que o Facebook pode estar fora do ar e ninguém escrever a respeito?

Reparei que o meu celular estava conectado via wi-fi. Desliguei o wi-fi e tentei novamente acessar o Facebook pelo 3G. Lá estava ele! Bem mais lento mas estava lá.

Conclui que o problema era com a NET. Só de pensar em ligar para central de atendimento e explicar para o atendente que, sim, já tinha realizado todas as verificações possíveis e que tinha concluído que o problema era com eles, desanimei.

Pensei cá comigo “Tenho várias outras coisas para fazer, não preciso do Facebook”.

Li meus e-mails, o jornal, os blogs que assino. Mas a cada 15 minutos tentava novamente o Facebook e, nada! E a cada tentativa frustrada tornava a pensar que não precisava dele, que se quisesse podia acessá-lo no celular.

Mas só o fato de não poder acessá-lo por inteiro me incomodava profundamente!

Finalmente, resolvi ligar para a NET. Na primeira tentativa, uma gravação da operadora do celular me respondeu que o número discado estava incorreto. Como assim? O número estava armazenado no meu celular e já o tinha utilizado outras vezes. Insisti. Na terceira tentativa entrou a gravação com aquela voz amigável que quem é cliente já conhece. “Oi! Estou vendo que você está ligando de um aparelho que temos cadastrado.”. Ok! Já sei disso…

A gravação continuava e me dizia que havia um problema técnico na minha região e que o prazo de retorno era até as 16:00.

Bom, se era um problema técnico na minha região então muita gente estava sendo afetada. Procurei novamente no Twitter, dessa vez, por “NET”. Encontrei! Não só de outras pessoas reclamando como também uma notícia dizendo que não era só  a minha região. O problema afetava até mesmo outros estados. E não só o Facebook. O Google também!

Eu não tinha sentido falta do Google! Descobri que estava acessando o www.google.com e não o www.google.com.br e o primeiro estava funcionando sem problemas. Coisas da internet.

Bom. Mistério explicado. Nesse momento, até já consigo acessar o Facebook novamente.

O Facebook virou um hábito. Se eu quiser, posso viver sem ele (eu acho). Posso optar por não acessá-lo.

Mas é extremamente irritante quando não me dão a opção de escolher!

Dê sua opinião